Memória descritiva do Eco-Código
Escola Básica e Secundária do Levante da Maia - Ecos do Levante - 2012
No âmbito do 12º Concurso Nacional do “Eco-Código” promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, a docente coordenadora do Projeto Eco-Escolas, Leonor Silva Lino, em parceria com a docente da disciplina de Língua Portuguesa, Adriana Lima e o docente de Educação Visual, Emanuel Araújo Marques lançaram o desafio às turmas dos 7ºanos para a concretização do cartaz “EcoCódigo 2012”.
A primeira fase de organização deste trabalho consistiu na recolha de toda a informação necessária para a constituição do cartaz, nomeadamente o Eco-Código. Os jovens alunos da turma foram mais uma vez sensibilizados, pela professora Adriana Lima, no que respeita à atitude a ter perante a Natureza, tendo como base o código existente.Produziram imensas frases,(tendo por base o resultado da auditoria ambiental e os conselhos emanados do Conselho Eco-Escolas), nas aulas de Língua Portuguesa.Foram selecionadas as doze seguintes frases:
1-Se a poluição queremos reduzir,lixo não devemos produzir!
2-Se a escola dá hipóteses de reciclar,vamos aproveitar!
3-Pilhas no pilhão,óleo no oleão e e-lixo no depositrão.
4-Se a torneira deixarmos a pingar,muita água podemos gastar!
5-A água sempre nos fez bem,mas quer retribuição também!
6-Para a floresta aumentar,menos papel vamos usar!
7-As alterações climáticas temos de prevenir,as energias poluidoras vamos reduzir.
8-Para a horta adubar,composto devemos usar.
9-Age com atenção,protege as espécies em extinção!
10-Se a poluição marítima aumentar,o alimento vai escassear!
11- Se a natureza queremos salvar,energia temos que poupar!
12- Se Ecos queremos ser e o Planeta proteger a este Eco-Código devemos obedecer.
Na disciplina de Educação Visual foi feita a aquisição de Competências relacionadas com a construção de cartazes e sua funcionalidade, direcionando-se o trabalho de pesquisa ao objetivo principal deste Concurso. Após a recolha de muitas e criativas ideias dos alunos, o docente que orientou o desenvolvimento deste projeto sugeriu quais as que de alguma forma seriam as mais viáveis.Uma vez que o trabalho foi desenvolvido em várias turmas,surgiu um turbilhão de ideias que se repetiu de umas turmas para as outras lembrando um Eco. A partir daí, tentou-se reproduzir o Eco não em linguagem figurativa,pois ficaríamos perdidos no meio de tantas imagens,então decidimos seguir uma linguagem abstrata mais simples e reproduzimos o turbilhão e o eco. Desse rodopio surgiu o Eco com o Eco-Código, trazendo as letras, as palavras e as frases.
Sem comentários:
Enviar um comentário