A grande massa de gelo da Antárctida Ocidental está a aumentar de espessura e não a derreter, ao contrário do que a generalidade da comunidade científica receava, segundo um estudo publicado na revista Science. Mas as conclusões deverão ser objecto de controvérsia e terão ainda de ser confirmadas
Floresta é arma contra dióxido de carbono
Um estudo científico publicado recentemente na revista Science sugere que a gestão da floresta pode ser usada para restringir o aumento de dióxido de carbono (C02) na atmosfera e assim combater o efeito de estufa.
Este estudo surge na mesma altura em que a Direcção-Geral do Ambiente revelou o relatório sobre o estado do ambiente em Portugal nos últimos dez anos: a poluição do ar aumentou, sendo o sector dos transportes o mais prejudicial para o ambiente.
Oceanos podem subir quase um metro
Um estudo do instituto meteorológico chinês diz que o aquecimento global vai causar neste século uma subida de 88 centímetros no nível médio do mar, podendo causar prejuízos de mais de 375 mil milhões de euros no mundo. Apesar de centrado nas consequências do efeito de estufa na China, o estudo aponta para um aumento de 5,8 graus na temperatura média da Terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário